Páginas

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Rosh Hashana

Pela primeira vez, levei meus filhos na Sinagoga, com a ajuda da Tia Joyce!
Milagrosamente, os dois ficaram quietinhos, pensando na vida, até que uma senhora ao lado do Guigui começou:
- Cuti, cuti... Que nenê fofinho....
Coisa que ele odeia...
- Sai!!! Não quero... Pára!
Reclamava ele enquanto se afastava para o extremo oposto da cadeira, o mais longe possível da agradável senhora.....
- Ele não gosta muito que mexam com ele... - Eu me desculpava...
Até que, não aguentando mais, ele pediu:
- Quero sentar com Gabriel!!
Fugiu da cadeira dele e sentou com o irmão, que ficou todo feliz:
- Vem Guigui, deita aqui no meu colo... Quer carinho?? (e fazia carinho). Tá com frio?? (e cobria o irmão)... Mamãe, o Guigui tá com febre??
Mas todo o cuidado entre irmãos durou cinco minutos e logo os dois já estavam correndo pelos corredores, destruindo as árvores, dando gritinhos (altos demais) de alegria...
Gabriel, na hora da amidá, descobriu que sua voz fazia eco na Sinagoga e começou com sons estranhos:
- Ahh!! Uhhh!! A-ah!!
Guigui inventou uma brincadeira de fingir que espirrava, derrubando a kipá no chão...
Eu só pedia silêncio enquanto pegava a kipá no chão trocentas vezes...
Depois os dois começaram a mexer com as plantas que separavam os homens das mulheres:
- Olha Tia Joyce, o que aconteceu com esta?
- Está quebrada...
- Ah... Ela quebrou a cabeça, por isso que ela não fala, né??
Concluiu Gabriel apontando uma planta quebrada no meio...
Guigui descobriu o bebedor fora do salão bem na hora do Shofar... Deixei ele sozinho, no meio de copos e uma enxurrada de água e entrei para ouvir! Quando voltei, a tiazinha da Sinagoga, indignada, perguntava
- Quem é a mãe deste garoto??
Que vergonha...
Desisti da minha tentativa de reza, chegando a conclusão de que é pior atrapalhar a reza dos outros do que não rezar....
Fui embora com meus filhos felizes e bagunceiros....

2 comentários:

  1. Ontem (Iom Kipur) levei a Taly para a sinagoga também. Ouvi a reza por 5 minutos... todo o restante do tempo fiquei no salão de fora. Risos

    ResponderExcluir
  2. Em Yom Kipur, não cometi o mesmo erro: Deixei os dois em casa!! (estava com babá!! ufaa!! Santa Marrize! ;) )

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...